Ou simplesmente acha absurdo o quanto despachantes ou mesmo concessionárias cobram para fazer o processo de registro e emplacamento?
"Ah, mas é super complicado, por isso pagamos despachante!"
Não é o processo mais simples já criado, porém está longe de ser a coisa mais complexa.
Tratarei aqui dos pontos que não estão muito claros ou dúvidas que podem surgir ao lidar com o site do Detran-SP, formulário do RENAVAM e ao gerar as guias do IPVA e DPVAT.
No site do Detran-SP há a lista dos documentos necessários e dos passos a seguir, nas cidades com ou sem o novo procedimento.
Dos documentos listados pelo Detran, podem gerar dúvidas:
- Decalque do chassi - Leu? Está escrito *motor* em algum lugar? Não, né? Não precisa de decalque do número do motor para registro de carro 0 km, apenas do chassi. Estou escrevendo isso porque vi muita gente dizer que precisa tirar o decalque do motor que, dependendo do carro, dá trabalho pois tal número pode ser de difícil acesso. Para o decalque do chassi, basta uma folha de papel branco e um lápis - fica mais fácil se ele estiver com a ponta arredondada, clamando por um apontador. Não precisa gastar dinheiro com lápis de carpinteiro que será usado incríveis duas vezes.
Geralmente o número do chassi do carro fica do lado do passageiro do carro, geralmente coberto por uma tampa ou pedaço de carpete recortado. Pode ser que fique abaixo do tapete ou até mesmo do banco do motorista. Coloque o papel sobre o número e passe o lápis, certificando-se de cobrir todo o número. Repita esse passo mais que uma vez, pois serão necessários ao menos 2 decalques que serão colados nas notas fiscais. O bom senso diz que é bom verificar se o número está legível nos decalques.
- Cópia da Nota fiscal do fabricante - Por garantia, tire também da nota fiscal da revenda (concessionária), principalmente se a montadora do seu carro for de outro estado, para simplificar a vida pois o atendente do Detran pode achar que você retirou o carro em outro estado e quer registrá-lo em SP (o que seria um outro processo), tal como ocorreu comigo.
- Em caso específico de reserva de domínio - Só preocupe-se com esse item se seu financiamento for leasing (arrendamento mercantil). CDC (alienação fiduciária)? Pagou à vista? Siga adiante.
- Formulário RENAVAM - Você pode optar por preencher o formuário em papel, encontrado em papelarias, ou lembrar que estamos em 2014 e preencher o formulário online. Mas se você é feliz morador de uma cidade que já tem o novo procedimento do Detran, quem preencherá o formulário será a pessoa do atendimento, então está livre dessa!
No campo Opção, selecione "01 - Primeiro emplacamento". em restrições, CDC, que é mais comum hoje em dia, é "03 - Alienação fiduciária". Como é um carro zero, pule os campos N. Espelho anterior e U.F.. Número da placa é a placa recém obtida no Detran. Renavam, para carro zero, deixe em branco.
Preencha os demais campos, cujos dados devem estar na sua nota fiscal. Quando chegar em Marca/Modelo, procure pelo seu carro e, para certificar-se de que escolheu o modelo certo, confira se o código que aparecerá à frente do modelo é igual ao que está na nota fiscal do seu carro, no campo RENAVAM.
Carroceria - Fui até o Detran só para perguntar desse campo e ouvi: "É carro comum? Deixa em branco".
Dados do arrendatário/Financeira - Procure o nome da financeira, coloque o número do seu contrato (pode ser obtido no site/SAC da financeira contratada). O campo vigência há quem diga que deve ser preenchido com a data de início do contrato, outros que deve ser a data de fim do contrato. O cidadão do Detran disse "Bota início, tanto faz". Hum...
Proprietário Anterior - Carro zero, você é o primeiro dono. Sem essa de colocar a concessionária, como vi gente dizendo por aí.
- Pagamento IPVA e DPVAT - As guias são geradas em http://www.ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/, outras opções tipo de pagamento "Imposto". Preencha seu CPF, selecione sim em "É 0 km?" e siga. Você não precisa preencher o campo RENAVAM quando estiver gerando as guias para carro 0 km.
O pagamento do IPVA e do DPVAT pode SIM ser feito online, para os que usam Internet Banking.
Lembre-se de levar duas cópias do formulário RENAVAM, junte os documentos listados no site do Detran e leve-os ao Detran de sua cidade.
Também, lembre-se de ter paciência e prepare-se para cara feia, pois você indo fazer o registro por conta significa um cafézinho a menos pago por algum despachante...
Bem esclarecido, realmente surgem duvidas sobre decalques do chassis e motor. Otimo post. Ajuda muito.
ResponderExcluirBem esclarecido, realmente surgem duvidas sobre decalques do chassis e motor. Otimo post. Ajuda muito.
ResponderExcluirBacana! Apenas uma questão. Eu não consegui encontrar o modelo exato do meu veiculo conforme consta na NF. Me dao 5 opções e testei todas, mas nenhuma delas contem o mesmo cod renavam da minha NF. Alguma dica? Abracos!
ResponderExcluir